segunda-feira, 2 de agosto de 2010


"A vida é feita de fases", cresci ouvindo isso. Realmente a vida pode ser dividida em etapas, talvez até podendo ser comparada à um jogo, no qual nosso objetivo é vencer cada um dos níveis, que se complicam cada vez mais ao passarmos por eles. Porém, existem mais diferenças do que semelhanças entre a vida e um jogo de video-game. Ao contrário de um jogo, eu não posso, simplesmente, me desligar de adversidades que passo. Ao contrário de um jogo, eu não posso recomeçar de quando e de onde parei, no momento em que eu achar melhor. Não posso pular fases, diminuir a complexidade dos níveis, criar atalhos para o sucesso, editar detalhes ou excluir o que não me agrada sem ter consequências. Esse é o jogo da vida. Mas, como semelhança, temos as primeiras fases dos jogos de video-game e as primeiras fases da vida como as menos complicadas, as mais "fáceis". A infância é um dos maravilhosos desses níveis a serem completos: momento de contato com o mundo, de aprendizagem básica, de ter uma ingênua diversão. Ao chegar na adolescência, as crianças (que já não são mais crianças) recebem outra denominação, de acordo com a sua idade atingida: são os adolescentes. Nessa fase da vida, as coisas começam a se complicar, a visão de mundo é mudada da obtida anteriormente na infância. As crianças já começam a buscar a sua independência, procuram o conhecimento do corpo e se rendem aos hormônios, erram muito, se arrependem muito, choram muito, amam muito, sofrem muito. Ao se dar conta de que deixaram de ser criança, encarnam definitivamente nos seguintes anos, mas como adolescentes que querem, ou pensam, que são adultos. Os adultos já simbolizam uma maturidade maior, fase de adquirir experiência, de ser totalmente formado profissionalmente quanto como cidadão. Mas o que é mais empolgante depois de todas essas lições, é descobrir que a vida não tem uma sequência lógica de conduta dos seres, para tudo existem exceções.

9 comentários:

  1. *0*
    PERFEITO.

    Eu estava pesquisando sobre o mesmo assunto ontem.(Isso prova que estamos ligados)xD ahsuhaushuahsuah
    Cheguei a mesma conclusão.
    Infância, Pré- Adolescência, Adolescência... Enfim, ambas as fazes visam para que o ser alcance a Maturidade.
    Todas devem ser vividas sem serem puladas, mesmo assim o auxilio de uma pessoa mais experiente é fundamental. (Pena que muitos jovens tem confundido e até trocado apoio familiar por más influencias).
    Mas penso sim que uma das fases citadas se sobressai : Adolescência.
    Você pode até culpar os hormônios.( que de certa forma são culpados sim!!! ). Mas não se esqueça: toda Criança tem senso de Justiça, "Coração Puro" digamos. Todos já nascem "Mini Einsteins", tem consciência e noções básicas de Física além de serem ótimos lingüistas" ( Super Interessante, Agosto de 2010 ).
    Com base nisso e pesquisas científicas, é mais ou menos na adolescência que perdemos muitas de nossas "habilidades de berço" xD.
    Se todos os adultos tivessem a mentalidade das crianças em resolver problemas e aprender sem muita conseqüência, hoje garanto que o mundo seria "quase" perfeito.

    "E o que a adolescência tem haver com isso?"

    É mais ou menos pela adolescência que muitos seres humanos acabam se corrompendo.
    É nela que fazemos grandes escolhas, somos submetidos a grandes pressões, por isso muitos se deixam levar por idéias erradas.
    Na verdade a vida adulta é fichinha comparando-se a adolescência. Existem muitas pessoas que quando criança eram "promessas" (jovens prodígios) e que ao crescerem não se tornaram grande coisa na vida não :/

    Me tocou a mensagem : "Mas o que é mais empolgante depois de todas essas lições, é descobrir que a vida não tem uma sequência lógica de conduta dos seres, para tudo existem exceções".

    hehe. A verdade é que todas as pessoas que são realmente felizes na vida,(e todas que já foram também). Todas elas foram e são eternas crianças.

    Bjs Garotinha ;*
    xD

    ResponderExcluir
  2. Querida adorei, fato que tem um trecho que estará no meu perfil do orkut -q

    te espero no meu *-*
    http://retrojovem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Querida, seu blog é ótimo e por isso de dou o SELO DE OURO. Parabéns (:

    http://retrojovem.blogspot.com/2010/08/selo-de-ouro-blogs-atoron.html

    ResponderExcluir
  4. A vida é tão complexa que fica dificil dividi-la!

    ResponderExcluir
  5. acho q qm complica a vida somos nós..q por mais incrível..sempre vamos pelo lado mais complicado.
    parabéns pelo blog..tah lindo! *-*
    seguiindo.. =*
    me segue? ^^

    http://japiinha-jogandodesaltoalto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. A D O R E I a Analógiia.! Realmente, muito boa. Daiih fico me perguntando. Será que a vida teria graça se as semelhança entre ela e um jogo de video-game fossem maior? não sei, mas acho que não.! Creio morar nas adversidades os prazeres da vida.! :* Sucesso com o blog.!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto... começo-meio-fim impressionantes..
    E concordo com o tema abordado, assim como os principios básicos das nossas fases.
    Agora acho, que eu estou na fase de se fuder UAHUAHUAHAUHUA

    Bjaum!



    www.suportedamente.blogspot.com

    ResponderExcluir