domingo, 18 de agosto de 2013

Nada mais do que respeito

Analisando-se o decorrer de gerações, é notável a semelhança entre as suas respectivas sociedades. Semelhanças estas que se baseiam em princípios, valores e padrões preestabelecidos, os quais disseminam-se como tumores malignos nas diversas condutas sociais. Cenas frequentes de violência e desrespeito contra as que desde os primórdios foram tachadas como o "sexo frágil", introduziram-me um ar revoltoso mediante à realidade da mulher na sociedade. Como já é de conhecimento unânime, a busca pelo espaço feminino no "habitat de machos alfa" tem sido uma missão desgastante, visto que em um meio social de Estatuto do Nascituro, desigualdade de salários, criminalização do aborto e eufêmicos assobios desrespeitosos, a realidade não seria diferente. O mundo promoveu a completa distinção entre os sexos. Aquela que subjuga e violenta a mulher em seu dia a dia. Vivemos a mácula do machismo e da heteronormatividade herdada pela ignorância do passado, fazendo com que absurdos ainda sejam evidenciados. O caráter machista, em sua vertente de se sentir dominante e ter direito sobre os outros, está diretamente ligado a patologias sociais, como o estupro, a violência doméstica, as "cantadas", entre outras diferentes formas de abuso. Será tal distinção entre os sexos uma forma sadia de viver em sociedade? A padronização da submissão é ideal para uma vida no século XXI? Acredito que não. Acredito que não haja mais lugar para esses grotescos comportamentos. Sendo assim, cabe a nós a revolução de credos que irá compor uma realidade igualitária. É inadmissível que o desrespeito para com as diferenças seja tratado como uma normalidade, até porque esta análise é símbolo da regressão de mentalidade.

9 comentários:

  1. Vale lembrar que enquanto na sociedade ocidental pelo menos há um esforço para fechar essa distância entre os dois sexos. Em algumas culturas orientais, entretanto, corre o risco de vocês ser estuprada e depois presa porque provocou o estuprador.
    Em Ogroland ogros e ogras ocupam o mesmo lugar no espaço.

    ResponderExcluir
  2. Essa diferença é de muitos tempos, infelizmente... até na Bíblia há muito machismo... o triste é saber, que apesar de muitos avanços sociais para diminuição dessa desigualdade, é utópico pensar que iremos viver uma sociedade perfeita, sem desigualdades... pois a maioria das pessoas não conseguem viver sem seu individualismo egoísta... :( o jeito é fazermos a nossa parte, que mesmo pequena, podemos fazer grandes mudanças em nossa volta...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Guilherme, por mais que se faça leis e tentem conscientizar acho muito dificil ter uma sociedade perfeita, mas não custa tentar .srsrs

    Abç.

    A pessoa que, por ato ilícito, sofreu danos morais e estéticos pode pedir ao mesmo tempo indenização pelos dois motivos?

    http://www.analucianicolau.adv.br/index.php?Fuseaction=Informacoes&PageID=49

    Quer saber a resposta veja o link, tem muita mais informações pra lá de uteis.

    ResponderExcluir
  4. O Homem não vai deixar de ter os seus instintos mais primitivos de sedução e nem a Mulher, por mais inteligente que ele possa ficar, eles podem controlar até o seu limite, mas nunca perder, por isso, eu sugiro que o respeito seja de ambas as partes, mulher não gosta de ser incomodada, então não chame atenção dos Homens.
    http://corretoriceman.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bom, o negócio é que as mulheres querem ter direitos que os homens tem, porem ao mesmo tempo não quer ter os deveres ruins que o homem tem que fazer, mas nos EUA mulher já pode ir para guerra, é espera que talvez chege aqui, não é que eu quero uma mãe indo para guerra e sim que se falar de igualdade plena, muitas mulheres vão discordar dos deveres, então todo mundo tem que ter os mesmos direitos e deveres, seja homem , mulher, homossexual e o outros!!!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto, é de sua autoria?

    Acho que estamos vivendo uma fase de transição entre uma sociedade tradicionalista fundada no conservadorismo machista e cristão e outra, mais aberta e plural. Claro que como toda época de mudanças, aumenta a reação dos que querem manter as coisas como estão, mas ninguém pode frear o trem da história.
    Grande abraço,
    Almir Ferreira
    Rama na Vimana

    P.S. Se aceita uma sugestão, você podia clarear um pouco esse fundo cinza, para facilitar a leitura ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos são de minha autoria, obrigada pela opinião e sugestão!

      Excluir
  7. As pessoas estão esquecem suas qualidades entre si e ficando as diferenças. Estão esquecendo que todos somos humanos, iguais e que vivemos em um mundo "pequeno".

    ResponderExcluir
  8. Você escreve muito bem, gostei mesmo, parabéns.

    ResponderExcluir